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Como será o futuro dos bancos pós-pandemia ?
A
imposição da quarentena para conter o avanço da pandemia de covid-19 acelerou o
processo de transformação digital no setor financeiro. De acordo com a pesquisa
Transformação do Mercado Financeiro, realizada pela ioasys, a maioria dos
brasileiros diminuiu a frequência de saques, sendo que 64% dos mais de 400
entrevistados pretendem sacar cada vez menos dinheiro em caixas eletrônicos. Outros
74% responderam que não têm o hábito de realizar saques. A maior frequência
apresentada foi de três vezes ao mês. A pesquisa ainda apontou que
aproximadamente 70% preferem sacar dinheiro em terminais do Banco24Horas e
apenas 10% precisam da agência.
Resistência
Os
brasileiros, movidos pela praticidade, segurança e rentabilidade, estão
acompanhando a digitalização bancária. No entanto, um grupo da população
continua resistindo à total incorporação das ferramentas digitais. De acordo
com o levantamento, 14% dos entrevistados não confiam ou se sentem seguros em
bancos totalmente digitais. Uma parcela maior, formada por 27%, está satisfeita
com o modelo tradicional, enquanto 30% acreditam que daria muito trabalho mudar
agora. Dentre os usuários de bancos digitais,
33% gostariam de ter pelo menos uma agência física disponível.
Personalização
Outro ponto levantado pelas pessoas é a demanda por
ferramentas personalizadas. Quase metade dos brasileiros não gosta de falar com
robôs. Para 33%, os bancos deveriam lançar acessos digitais mais diferenciados,
que atendam as necessidades e especificações do cliente.
Super apps
No cenário
digital, a ioasys vê a ascensão de plataformas holísticas e super apps para
otimizar a troca de informações. Empresas começaram a enxergar vantagens de
reunir em um só lugar todas as funcionalidades ao mesmo tempo que cria novas
estratégias para aprimorar a segurança e o atendimento personalizado. Esse é o
caso do WeChat, plataforma da China que
permite que usuários mensagens, façam vídeo chamadas, transfiram dinheiro,
planejem suas férias, façam compras e paguem contas com poucos cliques. Um exemplo nacional de super app bem sucedido é o do Banco Inter (BIDI4;BIDI11); “Além de uma conta digital gratuita,
o Super App do Banco Inter disponibiliza os serviços financeiros fornecidos por
ele e os serviços oferecidos por empresas parceiras de diversas categorias,
como casa, viagens, tecnologia, transportes e entretenimento”, destacou a
ioasys. “O que o diferencia dos demais super apps é a possibilidade de
cashback, que torna a solução atrativa, além da praticidade e de compra de
acordo com o mapeamento de estilo”.
Metodologia
O estudo
foi aplicado em todo o país usando duas metodologias: a primeira contou com a
participação de 24 entrevistados com profundidade, pertencentes a três
categorias diferentes – usuários de bancos digitais, usuários de bancos
tradicionais e usuários que usam os dois modelos – das faixas etárias 18 a 23,
24 a 37, 38 a 49 e acima de 50.
A
pesquisa também teve um questionário online, do qual participaram 375
pessoas.
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